PLANO DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

1º SEMESTRE DE 2011

PROFESSOR:  MATEUS DE CARVALHO

CONCEPÇÃO DO CURSO

Tratar pedagogicamente dos conteúdos culturais relacionados ao movimentar-se humano, partindo do variado repertório de conhecimentos que os/as alunos/as já possuem sobre as diferentes manifestações corporais e de movimento e buscar ampliá-los, aprofundá-los e qualificá-los criticamente.

PRIMEIRO TRIMESTRE LETIVO (de 26/01/2009 a 30/04/2009)

OBJETIVOS

Identificar e diferenciar atividade física e exercício. Discutir e compreender os benefícios e os riscos do exercício físico no âmbito da cultura de movimento. Reconhecer as características do exercício físico aeróbico em termos de intensidade, freqüência e duração. Ampliar as possibilidades de se movimentar. Compreender e discutir os significados/sentidos dessas experiências rumo à construção de uma autonomia crítica e autocrítica.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

Período Conteúdos Procedimentos didático-pedagógicos

Aula 1 Tema: Corpo e exercícios físicos

Apresentação. Contrato social: Freqüência e participação na aula. Avaliação.

Aulas 2, 3, 4 Resistência Aeróbica: corpo, exercício físico e saúde individual. Elaboração de um programa de caminhada:

Vivências:

a. Medindo o batimento arterial: o pulso;

b. Medindo a freqüência cardíaca: individualmente, em duplas;

c. Elaboração de ficha individual para registro de dados para acompanhamento da atividade física;

Aulas 5, 6 Cuidados com o corpo: preparando a caminhada

Vivências:

d. Calcular e caminhar: exercitando

e. Como calcular a zona alvo de treinamento

Preparação para o exercício: alongamento

Caminhada: intensidade e duração do esforço

Aulas 7,8 Exercício físico e saúde: riscos e benefícios

Vivências:

Efeitos do exercício no organismo:

Pesquisas em grupos/Elaboração de cartazes/Avaliação: Elaboração de cartazes, apresentação para discussão com o grupo sala.

01 – 07/04 Avaliações Trimestrais

13 – 17/04 Aulas de Recuperação Paralela

23 – 29/04 Avaliações de Recuperação Paralela

CONSIDERAÇÕES DO PROFESSOR EM RELAÇÃO À PROPOSTA DE TRABALHO APRESENTADA

Considera-se nesta proposta que o/a aluno/a do Ensino Médio deve vivenciar, experimentar, valorizar, apreciar e aproveitar os benefícios advindos da cultura do movimento, mas também perceber e compreender os sentidos e significados das suas diversas manifestações na sociedade contemporânea.